Google+

Economia Criativa – Conceitos

Deixe um comentário

outubro 23, 2012 por beatrizspinelli

Olá!

Sessão de Negócios começando.

 

Economia criativa é o termo que se usa para designar uma parte da economia em que o maior valor do produto é atribuído a uma ideia, a um conceito. O que dita o seu preço é a ideia que contém nele, e não a sua tecnologia, por exemplo. A diversidade cultural e as ideias passaram a dizer para o mundo o que é mercadoria de valor.

Mas aí você pergunta, o que faz parte dessa economia?

Tudo! Qualquer produto pode agregar valor cultural. Mas vamos dar exemplos. Uma empresa de roupas que usa tecidos sustentáveis. Um mercado que usa apenas embalagens recicláveis. Artesanato, música, literatura, cinema.

Tudo aquilo que contem uma ideologia definidora de si, pode ser um setor criativo.

 

A Ana Carla Fonseca Reis é dos grandes nomes da Economia Criativa, no mundo. E é muito didática. Vale a pena assistir sua palestra.

 

O governo federal tem incentivado as industrias criativas. Através de planos, como o Plano da Secretaria da Economia Criativa; por meio de incentivos fiscais e de micro-crédito. Eles acreditam que a saída para o desenvolvimento do nosso país é através da cultura. É valorizar o que o Brasil tem de melhor, sua diversidade cultural.

Esse é um bom momento para o artesanato. O Ministério da Cultura tem programas que vão entrar em vigor, a partir do ano que vem, e que privilegiarão os artesãos. É bom ficar ligado!

É hora de se especializar, fazer cursos de capacitação, tanto na área do artesanato, como na área de empreendedorismo.

Mas não é só isso. Fique atento também, em que setores criativos o seu negócio se encaixa. Se você faz crochê, se ligue se saiu alguma coleção de lãs com algum conceito diferente, que é feita com material reciclado, se é sustentável.

 

Nesse vídeo o idealizador do Empreendedores Criativos, Leonardo Brant, vai falar sobre o mundo em que estamos inseridos. É um vídeo um pouco mais denso, mas igualmente interessante.

 

O último vídeo que quero mostrar é sobre Modelos de Negócios Criativos, José Mauricio Fittipaldi, explica o que é. E por que é importante ter um modelo ao criar um empreendimento. Também é um vídeo denso, mas ele fala de financiamentos. Novas tecnologias.

 

Tem o site do Empreendedores Criativos, eles vão ajudar empreendedores a tornar seu negócio mais criativo. Acessem o site  e confira as palestras.

E tem também a Escola de Economia Criativa de São Paulo. Vale a pena passar lá.

 

Espero ter despertado a curiosidade de vocês para esse assunto. É o grande assunto da vez. Fique esperto!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: